Após a expressiva manifestação no Gabinete da Srª Prefeita em (12/03/09), os trabalhadores da EMLURB realizaram nova assembleia geral no dia 08/04/09, para fazer o balanço das mobilizações e definir a continuidade da luta. Como a assembleia ocorreu próximo a Semana Santa, o Sindilurb realizou a distribuição de pão de coco e conserva de peixe aos presentes (desjejum), como forma de simbolizar um paralelo entre os sofrimentos vividos pela categoria e os que foram feitos ao Cristo.
A assembleia avaliou positivamente as várias iniciativas de luta, com destaque para a paralisação de 48 horas dos dias 13 e 14/03/09, que obteve grande repercussão nos jornais e mostrou para a população as péssimas condições de trabalho (falta de leite, capas de chuva, fardamento e ferramentas), e a falta de respeito aos direitos da categoria (a não implantação dos qüinqüênios, o fim da licença especial e o congelamento dos pisos salariais, como também o desconto cobrado indevidamente pelo IPM, e etc.). A conclusão de todos é que foi a pressão dos trabalhadores que garantiu os avanços nas negociações com a empresa e a PMF, com o compromisso com o retorno do direito à licença especial e a implantação dos qüinqüênios, a volta da distribuição do leite e o pagamento das horas-extras trabalhadas no reveillon e pré-Carnaval.
- Cumprimento do PECS dos empregados públicos da EMLURB, com à implantação das promoções por tempo de serviços e capacitações.
- Distribuição por parte da empresa de fardamento e equipamentos de trabalho até a data de 30/04/09, bem como o pagamento do mês de Abril/09
- Salário-base para os trabalhadores garis de R$ 570,00 (quinhentos e setenta reais) para jornada diária de 6 (seis) horas, e acréscimo proporcional a 2 (duas) horas) para os que trabalham jornadas diárias de 8 (oito) horas).
- Restituição dos valores descontados indevidamente para o Instituto de Previdência do Município (IPM).
- Descongelamentos dos pisos profissionais implantados por sentença transitada e julgado,com a garantia de restituição da diferença retroactiva ano mês de Fevereiro de 2009.
- Transporte seguro e de qualidade para o deslocamento dos trabalhadores garis.
- Reestruturação da EMLURB, bem como a reforma das ZGLs.
Os trabalhadores da Emlurb devem continuar vigilantes e atentos ao cumprimento das reivindicações. Se não houver cumprimento do acordo, precisamos responder com mais lutar!



0 comentários:
Postar um comentário